Em resposta aos ataques aéreos dos Estados Unidos contra a base aérea do exército sírio em Homs, três dias depois de um ataque com armas químicas matar mais de 80 civis na província de Idlib, Margaret Huang, diretora executiva da Anistia Internacional EUA, disse:

“O presidente Donald Trump afirmou que o ataque foi motivado pela preocupação com a vida dos civis sírios, mas seu governo mostrou insensível indiferença para as pessoas que tentam sair da Síria para salvar suas vidas. Trump deve revogar imediatamente a Ordem Executiva que proíbe a entrada de pessoas de seis países de maioria muçulmana e acabar com as restrições às pessoas refugiadas da Síria, que fogem dos horrores do conflito.

“As forças dos EUA também devem cumprir rigorosamente suas obrigações com o Direito Internacional Humanitário e tomar todas as medidas possíveis para proteger a população civil ao realizarem ações militares, inclusive evitando o uso de armas internacionalmente proibidas, como as munições cluster. Os recentes ataques aéreos da coalizão liderada pelos EUA no Iraque e na Síria mataram centenas de civis, muitos dos quais eram mulheres e crianças presas dentro de suas casas.

“O Conselho de Segurança da ONU não conseguiu proteger civis na Síria nos últimos seis anos. Ele encorajou todas as partes envolvidas no conflito na Síria a cometer crimes terríveis com impunidade. É imperativo que os Estados membros adotem uma resolução que assegure uma investigação local do ataque químico ocorrido em Khan Sheikhoun e que facilite levar os autores desses crimes à justiça “.

Atue agora

Exija justiça para as vítimas do conflito na Síria!