Um ano após o desaparecimento de Santiago Maldonado e de encontrarem seu corpo em um rio, é urgente que as autoridades argentinas esclareçam o caso e cumpram com a obrigação de garantir os direitos de sua família em relação a verdade, justiça e reparação, disse a Anistia Internacional.

.

“As autoridades responsáveis devem avançar em uma investigação imparcial, independente e minuciosa para determinar as causas da morte de Santiago Maldonado e, se houver responsabilidade de algum agente do Estado na morte, este deverá ser julgado perante a justiça sem atrasos ou interferências”, afirmou Erika Guevara Rosas, diretora da Anistia Internacional para Américas.

.

Quem foi Santiago Maldonado?

Santiago Maldonado desapareceu no dia 1º de agosto de 2017, quando tinha 28 anos, logo após uma repressão violenta por parte da Guarda Nacional que ocorreu na comunidade Mapuche de Pu Lof, localizada no Departamento de Cushamen, Província de Chubut.

.

Maldonado estava no território da comunidade desde o dia anterior acompanhando as manifestações do povo mapuche pelo direito à terra. Após quase três meses de buscas, seu corpo foi encontrado no dia 17 de outubro no Rio Chubut, 400 metros rio acima de onde ele havia sido visto pela última vez.