Neste sábado (27.07), quando se completam 500 dias desde o assassinato de Marielle Franco e data de seu aniversário de 40 anos, a Anistia Internacional vem a público exigir justiça para a defensora de direitos humanos, e que as perguntas que seguem sem esclarecimento sobre o caso de seu assassinato sejam respondidas, inclusive quem matou e quem mandou matar Marielle. Durante festival que acontece no Rio de Janeiro, a organização realizará a ação “500 desejos para Marielle”, em que pretende reunir, em vídeo, 500 mensagens dos participantes, conteúdo que será usado para seguir exigindo ao governador do Rio de Janeiro, Wilson Witzel, e ao Procurador Geral do Ministério Público do Rio de Janeiro Eduardo Gussem a continuidade de investigações imparciais, independentes e exaustivas para se chegar à verdade sobre quem matou e quem mandou matar Marielle Franco.

Para a diretora-executiva da Anistia Internacional, Jurema Werneck, que estará presente durante a ação, esta data é um marco:

“Esta data é muito importante, pois evidencia duas coisas. A primeira é o quão jovem Marielle era quando foi brutalmente assassinada. A segunda é a insistência das autoridades em seguir sem nos dar respostas aos questionamentos que cercam sua morte. Já são 500 dias! No dia de hoje, nos somamos a essa ação para seguir exigindo uma investigação imparcial, independente e precisa para que saibamos quem matou e quem mandou matar Marielle, além, é claro, do porquê. Já se passaram 4 meses desde que os apontados como suspeito de serem os executores estão presos e nós, a família de Marielle, e toda a sociedade civil seguiremos cobrando as respostas que são devidas”, afirma Jurema Werneck.

Durante o mesmo festival em que a Anistia Internacional realizará sua ação, haverá, às 20h30, uma cerimônia de emplacamento de uma rua que passará a se chamar Marielle Franco. A cerimônia contará com a presença de Marinete da Silva, Antônio Francisco da Silva Neto, Luyara Franco, mãe, pai e filha de Marielle, respectivamente, e Mônica Benício, companheira da defensora de direitos humanos. A programação prevê ainda atividades culturais e atrações musicais, como Mulheres Rodadas e Samba Que Elas Querem, e atos para lembrar Marielle Franco.

No mesmo dia, às 14h, no Galpão Bela Maré, na Maré, haverá uma edição especial do “Papo Franco”, com mediação de Anielle Franco, irmã de Marielle.

Mais Publicaçõess