• 20 anos depois de sua execução, a luta de Ken Saro-Wiwa continua.

• Milhares ainda marcados pela poluição de óleo.

• Shell ainda falta limpar o Delta do Níger.

Enquanto centenas de pessoas lembram a morte de Ken Saro-Wiwa e outros oito ativistas ambientais ogoni executados há 20 anos, a Anistia Internacional pede à gigante petrolífera Royal Dutch Shell e às autoridades nigerianas que limpem o derramamento de óleo do Delta do Níger.

“É tristemente trágico ver como 20 anos depois da execução de Ken Saro-Wiwa, que fez campanha sem trégua pela limpeza do derramamento de óleo no Delta do Níger, vemos que muito pouco mudou: os derrames de petróleo não pararam, e a Shell ainda não limpou esta enorme deterioração do meio ambiente”, afirmou MK Ibrahim, diretor da Anistia Internacional Nigéria.

Nos 20 anos desde que Saro-Wiwa foi executado, milhares de moradores do Delta do Níger continuam sem poder beber água potável, cuidar da terra, ou pescar em suas águas. Esta poluição de óleo está destruindo vidas. Já passou do prazo para uma devida limpeza. Pedimos à Shell e às outras companhias petrolíferas e às autoridades nigerianas para honrar o legado de Saro-Wiwa e limpar o Delta do Níger sem demora.”

Em 3 de novembro, a Anistia Internacional lançou sua campanha Clean it Up   [Limpe]  com um   relatório expondo as falsas alegações da Shell quanto à limpeza do derramamento de óleo. O relatório revelou extensa poluição de óleo em quatro áreas que a empresa afirma já ter limpado.

Em 1995, a Anistia Internacional chamou o julgamento de Ken Saro-Wiwa “manifestamente injusto e politicamente motivado”, enquanto os apoiantes da organização se manifestavam por Ken Saro-Wiwa em frente das embaixadas da Nigéria em Londres e Haia, e faziam vigílias depois de sua execução. Vídeos e fotos das manifestações, bem como fotos da poluição de óleo e testemunhos das comunidades, estão disponíveis mediante pedido.

Contexto

Atividades ao redor do mundo:

Nigéria: As pessoas juntaram-se à chamada da Anistia para uma limpeza adequada do Delta do Níger, enquanto se lembram de Saro Wiwa Ken: https://www.facebook.com/media/set/?set=a.722469407897557.1073741843.286467448164424&type=1&l=750d5e4038

Reino Unido: Vigília em curso, em frente à sede da Shell em Londres