Inscreva-se e participe das palestras online “Nossas Vidas Importam”

Anistia Internacional

VER TODOS OS POSTS    

Tags:

Toda semana uma live nova com especialistas e representantes de diversas organizações, para falar sobre os impactos da COVID-19 sobre suas vidas e realidades. As transmissões ao vivo são uma iniciativa da campanha Nossas Vidas Importam, lançada pela Anistia Internacional e 36 parceiros e parceiras da sociedade civil, com o objetivo de pressionar as autoridades para que adotem medidas imediatas e suficientes para proteger as populações em situação de vulnerabilidade social no país diante da pandemia da COVID-19.  

>> 09/07, às 19h: Impacto da COVID-19 sobre crianças e adolescentes

Na próxima quinta-feira, dia 9 de julho, faremos uma transmissão ao vivo no nosso canal no Youtube para discutir “Impactos da COVID-19 sobre crianças e adolescentes”. A Live é uma iniciativa da campanha Nossas Vidas Importam, lançada pela Anistia Internacional Brasil e 36 parceiros e parceiras da sociedade civil, com o objetivo de pressionar as autoridades para que adotem medidas imediatas para proteger as populações em situação de vulnerabilidade social no país diante da pandemia.

Pouco se fala, mas crianças e adolescentes também estão sofrendo com a pandemia. Segundo o Boletim Epidemiológico do Ministério da Saúde, já foram 393 óbitos pelo novo coronavírus até final de junho, em menores de 19 anos. Além disso, por causa dos três meses em isolamento e a ausência das aulas presenciais, as desigualdades que marcam o Brasil têm impactado ainda mais crianças e adolescentes: nem todos os estudantes possuem recursos financeiros e tecnológicos para acompanhar, por exemplo, as aulas online que foram oferecidas por algumas secretarias municipais e estaduais. Também existe a situação dos jovens indígenas que sofrem com a falta de respostas urgentes para o combate à COVID-19. 

Às vésperas dos 30 anos de promulgação do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), para debater os desafios e refletir sobre as formas de resistência e organização da luta pelos direitos das crianças e adolescentes, a transmissão da semana terá Alexandra Montgomery, diretora de programas da Anistia Internacional Brasil, Talita Maciel, coordenadora do CEDECA Ceará, Domingos Alves de Andrade, membro da Coordenação Regional do Conselho Indigenista Missionário – CIMI, no Mato Grosso do Sul e Douglas Belchior, fundador e professor no Movimento UNEAFRO Brasil e membro na Coalizão Negra por Direitos.  

Como participar?

Inscreva-se preenchendo o formulário abaixo. Você receberá por e-mail, minutos antes da palestra começar, o link da sessão e também será atualizado sobre as próximas participações e sobre os próximos temas dos debates.

Confira as palestras anteriores:

  • Impactos da COVID-19 sobre quilombolas e outras populações tradicionais

A pandemia da COVID-19 também chegou aos Quilombos e terras de outras populações tradicionais. Segundo dados do portal “Quilombos sem Covid-19”, o Brasil já possui mais de 80 óbitos em territórios quilombolas de um total de 723 casos. Os dados são levantados e divulgados numa parceria entre o Instituto Socioambiental (ISA) e Coordenação Nacional de Articulação das Comunidades Negras Rurais e Quilombolas (CONAQ). A sociedade civil organizada, por meio de organizações quilombolas e de populações tradicionais, está se mobilizando para exigir das autoridades que as respostas à COVID-19 os incluam e que ninguém seja deixado para trás.

Para debater os desafios, mas também refletir sobre as formas de resistência e organização da luta dos quilombolas e outras populações tradicionais, a transmissão desta semana terá Jurema Werneck, diretora executiva da Anistia Internacional Brasil, Sandra Maria Andrade, coordenadora Executiva da CONAQ, Pedro Martins, assessor jurídico da Terra de Direitos, Raquel Pasinato, que atua no Programa Vale do Ribeira do Instituto Socioambiental onde trabalha com comunidades quilombolas e Cristiane Faustino, membro da coordenação do Instituto Terramar.

Impactos da Covid-19 nas favelas e periferias | 14/05

As consequências do que estamos vivendo agora ainda vão demorar para se revelarem por completo e, desde os primeiros momentos, a escalada de contágio pela COVID-19 apresentou desafios para os direitos humanos e expôs escancaradamente a realidade cruel e desigual que muitas pessoas sofrem todos os dias – e como seus direitos são negados constantemente.

Vivemos uma grave crise de ausência de direitos. Como a falta de políticas públicas nos afeta? Quem somos nós nessa pandemia? Debatemos e refletimos sobre os impactos da crise da COVID-19 sobre os moradores e moradoras de favelas com Anielle Franco, diretora do Instituto Marielle Franco; Raull Santiago, comunicador popular e integrante do Coletivo Papo Reto; Mara Carneiro, do CEDECA-CE; Denise Ornelas, da Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade; e Jurema Werneck, diretora executiva da Anistia Internacional.

  • Impactos da Covid-19 sobre os povos indígenas | 21/05

Entre o enfraquecimento das agências e órgãos responsáveis pelo monitoramento e implementação de políticas públicas, invasões de seus territórios e o consequente aumento da destruição das florestas, a crescente violência física e as ameaças de morte, tudo isso permeado pela retórica do presidente Jair Bolsonaro, os povos indígenas no Brasil têm enfrentado uma série de ofensivas contra seus direitos humanos. Soma-se ainda a expansão da COVID-19 em aldeias e comunidades: já são mais de 400 casos confirmados. 

Para debater os desafios, mas também refletir sobre as formas de resistência e organização da luta dos povos indígenas, participaram da transmissão Jurema Werneck, diretora executiva da Anistia Internacional Brasil; Gersem Baniwa, professor e filósofo;  Tsitsina Xavante, articuladora e mobilizadora política; e Toya Manchineri, líder indígena representante da COIAB.

  • Impactos da COVID-19 sobre as mulheres | 28/05

Seja pelo aumento da violência doméstica, pela ausência de amparo social e econômico ou pela invisibilidade de suas demandas para as autoridades e de uma efetiva resposta a essas necessidades, as mulheres têm sido impactadas pela COVID-19 de maneira preocupante. Segundo relatório divulgado pela ONU Mulheres, as mulheres estão mais expostas ao risco de contaminação e as consequências da pandemia como o desemprego e a pobreza e a falta de acesso aos serviços de saúde. Entre os profissionais de saúde do mundo, 70% são mulheres, o que as coloca em contato direto com o novo coronavírus, aponta o estudo. A transmissão contou com Jurema Werneck, diretora executiva da Anistia Internacional Brasil, Djamila Ribeiro, filósofa e escritora, Maíra Liguori, diretora da ONG ThinkOlga, Lia Manso, da ONG Criola e Bruna Benevides, da Associação de Travestis e Transexuais (ANTRA).

  • Impactos da COVID-19 sobre pessoas em privação de liberdade

Como foi a chegada do novo coronavírus nos centros de detenção? Qual o histórico de negação de direitos a essas pessoas? E qual a situação das mulheres em privação de liberdade? Debatemos sobre esses temas e as medidas que devem ser adotadas pelas autoridades para garantir o acesso à assistência médica para pessoas em privação de liberdade e jovens do sistema socioeducativo com Alexandra Montgomery, Diretora de Programas da Anistia Internacional Brasil, Monica Cunha, fundadora e integrante do Movimento Moleque e coordenadora da Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (ALERJ), Isabel Lima, psicóloga e coordenadora da ONG Justiça Global e Caroline Bispo, advogada, co-fundadora e diretora da Associação Elas Existem Mulheres Encarceradas.

SAIBA MAIS

Nossa Vidas Importamexigimos uma resposta à COVID-19 inclusiva e adequada às necessidades de todos e todas

>  FAÇA DOWNLOAD da agenda de resposta emergencial à COVID-19 para população em situação de vulnerabilidade social

> Fique por dentro e receba em primeira mão, no seu celular, todos os chamados de ação da Campanha Nossas Vidas Importam! É mais uma ótima oportunidade de você agir pelos direitos humanos! Clique aqui e mande a palavra “VIDA” para nosso número de zap!

Anistia Internacional

VER TODOS OS POSTS    
Imprimir

Mais Posts

7 de julho de 2020 Anistia Internacional Tags:

Inscreva-se e participe das palestras online “Nossas Vidas Importam”

Toda semana uma live nova com especialistas e representantes de diversas organizações, para falar sobre os impactos da COVID-19 sobre suas vidas e realidades.

2 de julho de 2020 Anistia Internacional Tags:

Caso Miguel e pandemia expõem violações de direitos das domésticas

O mês de junho trouxe à luz os desafios que temos, como país, para romper definitivamente com a herança escravocrata ainda tão ligada ao trabalho doméstico.

24 de junho de 2020 Anistia Internacional Tags: ,

Vale a pena comemorar seis meses de vitórias dos direitos humanos!

Vamos celebrar os sucessos dos direitos humanos, contra todas as probabilidades, conquistados
Ver todos os posts
Entre em ação

Atue agora e defenda os Direitos Humanos no Brasil e no mundo.

Atue Agora