Conversamos com outro blogueiro local – que teve seu anonimato mantido para sua própria segurança – sobre as diferentes táticas utilizadas pelas autoridades para silenciar pessoas online.
1. Silenciando qualquer um com opiniões diferentes
“No geral, a situação da Arábia Saudita é muito ruim, principalmente do ponto de vista das pessoas com opiniões diferentes, que vão na contramão. Recentemente, houve investigações, prisões e detenções de curto-prazo de jornalistas, atletas, poetas, blogueiros, ativistas e tuiteiros.”
2. Colocando a culpa no terrorismo
“As autoridades são frágeis. Elas procuram amordaçar e silenciar a dissidência utilizando vários meios, incluindo a vergonhosa Lei Terrorista, que se tornou uma espada dançando na face de pessoas com opiniões. Tribunais sentenciam 10 anos de prisão por um único tuite. Ateístas e pessoas que tem contato com Organizações de Direitos Humanos são atacados como terroristas.”
3. Ataques pessoais a blogueiros
“Eu fui humilhado de diversas formas. As autoridades se aproximaram dos provedores de internet que hospedavam meu site pessoal e pediram para que todo seu conteúdo fosse deletado e o site bloqueado. Eles também enviaram agentes de segurança para falar que, caso eu parasse, estaria agindo para o meu próprio bem e da minha família. Depois, fui oficialmente banido dos blogs e ameaçado de prisão se eu continuasse. Eu sucumbi e parei, pelo bem da minha própria família.”
4. Banimentos, falsas acusações e demissão de seus empregos
“Existem muitos casos de blogueiros sendo restritos ou banidos. Alguns deles – dos quais eu conheço – ainda estão sob investigação sobre blogs que escreveram em 2008, mesmo não estando envolvidos mais em blogs. Blogueiros sauditas também podem ser demitidos de seus trabalhos, sendo privados de sobreviver. Muitos enfrentam diversas alegações falsas de que são “ateus” ou “dementes”. Restrições são impostas em quase todos os aspectos da vida de um blogueiro.”
5. Longo alcance da vigilância e censura
“A censura está maximizada, principalmente após a Lei Terrorista. Um poeta foi preso por causa de um único tuite, que criticava indiretamente o rei Abdullah usando linguagem simbólica. Com milhões de usuários da internet na Arábia Saudita, significa que as autoridades estão de olho em tudo que está sendo escrito. Nós também recebemos relatórios de jornais internacionais de que a Arábia Saudita vigia e hackeia as contas dos ativistas.”
6. Implantando um exército eletrônico
“As autoridades têm exércitos cibernéticos poderosos, que dão uma falsa impressão da situação na Arábia Saudita, enganando as pessoas fora do país. Eles lançam sites, canais do YouTube e blogs para mostrar ativistas e oponentes como ateístas, infiéis e agentes promotores desobedientes da lei. Geralmente, esses websites, canais e blogs enaltecem o Estado e todo seu esforço. Eu fui uma vítima dessas campanhas orquestradas pelo Estado, que manchou a minha reputação.”
7. Punições brutais
“O caso de Raif Badawi demostra a brutalidade de um Estado que se mantém com punições da Idade Média, como surras, multas pesadas e penas de prisão exageradas. O governo saudita precisa saber que ele não é dono do mundo e não pode silenciar a voz dele com dinheiro.”
#FreeRaif
Saiba mais
Médicos voltam a avaliar que Raif Badawi não está em condições físicas para ser flagelado
Cinco maneiras de você ajudar Raif AGORA
AÇÃO URGENTE: Flagelamento iminente do blogueiro Raif Badawi