Nesta sexta-feira (19), a tela “George Stinney, Jr.”, feita pelo artista visual brasileiro Vik Muniz, será leiloada, em Nova York, pela Sotheby’s – maior empresa de leilões no mundo.

Os dois retratos, com mais de 1,5m de altura cada, concebidos em 2015 e doados à Anistia Internacional Brasil no ano seguinte, homenageiam a memória de George Junius Stinney Jr., um adolescente negro condenado à morte, em 1944, então com 14 anos, na Carolina do Sul, acusado de ter assassinado duas crianças brancas.

Stinney é a pessoa mais jovem a ter sido executada pelo poder público na história estadunidense. Apesar de ser um dos casos mais emblemáticos de racismo no sistema de justiça no mundo, a sentença só foi anulada em 2014, sete décadas após a condenação.

A obra foi doada durante a campanha “Jovem Negro Vivo”, da Anistia Internacional Brasil, pelo fim da violência contra a juventude negra. O trabalho é hoje avaliado em US$ 52,000 e os lances começam em US$ 25,000. A renda recebida será revertida em ações de fortalecimentos dos direitos humanos no Brasil.

Para saber mais sobre o leilão, clique aqui.

Mais Publicaçõess