Após o anúncio da entrega do prêmio Nobel da Paz para a estudante paquistanesa e ativista do direito à educação e direitos das crianças, Malala Yousafzai, e para o ativista de direitos das crianças na Índia, Kailash Satyarthi, o secretário-geral da Anistia Internacional, Salil Shetty, disse:

“O trabalho da Kailash Satyarthi e Malala Yousafzai representa a luta de milhões de crianças em todo o mundo. Este é um prêmio para defensores dos direitos humanos que estão dispostos a dedicar-se inteiramente à promoção do direito à educação e dos direitos em geral das crianças mais vulneráveis ​​no mundo.

“O Comitê do Prêmio Nobel reconheceu a importância fundamental dos direitos das crianças para o futuro. A escolha dos ganhadores mostra que esta é uma questão que interessa a todos nós, não importa a nossa idade, gênero, país ou religião.

“A Malala é um exemplo poderoso que inspirou pessoas em todo o mundo, e foi merecidamente reconhecida pelo Comitê do Nobel. A coragem que demonstrou face a tal adversidade é uma verdadeira inspiração. Suas ações são um símbolo do que significa lutar por seus direitos – com um simples pedido para cumprir o direito humano fundamental à educação.

“Kailash Satyarthi dedicou sua vida a ajudar as milhões de crianças na Índia, que são forçadas à escravidão e ao trabalho em condições tórridas. Seu prêmio é um reconhecimento da incansável e longa campanha de ativistas da sociedade civil sobre o tráfico de crianças e trabalho infantil na Índia.

“Em um nível pessoal, eu estou muito contente que o prêmio tenha ido para duas pessoas que eu conheço e admiro. Kailash é um velho amigo e companheiro ativista de direitos humanos, e foi um privilégio receber a Malala quando ela recebeu o Prêmio de Embaixadora de Consciência da Anistia Internacional no ano passado”.