A Anistia Internacional recebeu informações que indicam que a flagelação de Raif Badawi não foi realizada hoje por motivos médicos.

Raif Badawi foi removido de sua cela nesta manhã e levado para a clínica da penitenciária para um check-up médico, instantes antes do horário previsto para a realização da sua sentença . O médico concluiu que as feridas ainda não tinha curado corretamente e que ele não seria capaz de resistir a uma nova rodada de chibatadas neste momento. Ele recomendou que a flagelação fosse adiada até a próxima semana. Contudo, ainda não está claro se as autoridades vão cumprir essa demanda à risca.

“Este adiamento por razões de saúde  expõem a brutalidade do castigo. O fato de que Raif Badawi deve se curar para que ele possa sofrer este castigo cruel  outra vez é macabro e ultrajante. Flagelação não deve ser realizada em nenhuma circunstância”, disse disse Boumedouha, diretor-adjunto da Anistia Internacional do Programa para Oriente Médio e Norte da África.

“A flagelação é proibida pelo direito internacional, juntamente com outras formas de punição corporal. A flagelação de Raif parece ter sido adiada, mas não há nenhuma maneira de saber se as autoridades da Arábia Saudita vão cumprir integralmente o conselho médico. Raif Badawi ainda está em risco imediato.”

A sentença do blogueiro fez surgir um clamor internacional com simpatizantes de todo o mundo, incluindo membros da Anistia Internacional, para protestar contra a punição de Raif Badawi e fazer campanha para ele ser libertado imediatamente e incondicionalmente, uma vez que ele é um prisioneiro de consciência.

Entre em ação por Raif Badawi

Saiba mais:

Ativista punido com chicotadas publicamente na Arábia Saudita

Arábia Saudita retoma a flagelação de Raif Badawi nesta sexta-feira (16)

Cinco maneiras de ajudar Raif AGORA