Meio milhão de vozes já se levantaram em defesa da vida de Jani Silva, ativista ambiental ameaçada de morte por defender a Amazônia colombiana. Ela é uma pequena agricultora da região sul de Putumayo e vem sendo perseguida por grupos armados que querem controlar a produção agrícola e as terras. No entanto, em 2020, a Anistia Internacional gerou uma mobilização mundial pela proteção de Jani, por meio da maior campanha de direitos humanos em todo o mundo, a Escreva por Direitos.
Seguindo a proposta da Escreva por Direitos, apoiadores e ativistas da Anistia Internacional de todo o planeta escreveram cartas para o Congresso colombiano e para embaixadas da União Europeia residentes no país. Com um simples gesto – o de escrever palavras de amor e de solidariedade – essas pessoas se engajaram para que mais uma vida permanecesse de pé (e com voz ativa!).
As assinaturas das 500 mil pessoas foram reunidas e entregues em mãos à ativista, que esteve na residência do embaixador sueco em Bogotá. Representantes da embaixada dos Estados Unidos, do Reino Unido, da Noruega e da França testemunharam a mobilização. O grito por Jani ecoou forte e gerou impacto em quem tem poder decisório: as embaixadas se comprometeram a visitar a Reserva Campesina de la Perla Amazónica, pela qual Jani tanto luta, e prometeram acompanhar de perto a trajetória da ativista.
“O acompanhamento da Anistia Internacional permitiu que eu permanecesse viva, e para a ADISPA (Asociación de Desarrollo Integral Sostenible Perla Amazônica) continuar a existir. Não tenho palavras para expressar o que sinto. Se não fosse por vocês e por todos aqueles que me acompanham eu não estaria ainda aqui. Essas cartas me dão esperança porque é pelas gerações futuras que me escrevem hoje que eu luto e protejo o nosso planeta”, declarou a agricultora.
“O acompanhamento da Anistia Internacional permitiu que eu permanecesse viva” — Jani Silva
Viu como é possível proteger uma vida e uma causa com o simples gesto de escrever uma carta. Junte-se a nós!Conheça as pessoas que você pode ajudar na Escreva por Direitos 2021.
Sua adesão pode transformar definitivamente a vida de defensoras e defensoras de direitos humanos e indivíduos e comunidades que estão em risco, ou que tiveram seus direitos violados.