Entre em ação e apoie a comunidade indígena Sawhoyaxa, do Chaco paraguaio, através de uma ato de solidariedade. Envie fotos e mensagens apoiando a luta da comunidade pelo resgate de suas terras. As mensagens e fotos serão entregues à comunidade no dia 2 de novembro. http://www.amnesty.org.py/hacer-visible-lo-invisible/apoya.html

Indígenas Sawhoyamaxa da aldeia Enxet, no Chaco Paraguaio, tiveram seu território ocupado em 1950 por novos proprietários. Desde 1885, iniciou-se um processo de venda do Chaco Paraguaio a especuladores estrangeiros. A terra não somente foi vendida sem a permissão dos proprietários originais, os povos indígenas, mas com eles dentro.

Os Sawhoyamaxa, após vários anos vivendo em condições de miséria às margens de uma estrada, levaram sua reivindicação ao Sistema Interamericano de Direitos Humanos. Em 2006, a Corte Interamericana de Direitos Humanos (CIDH) julgou que o Paraguai havia violado os direitos de propriedade comunitária, a proteção judicial e proteção da vida, e ordenou a restituição das suas terras. Desde então, eles ainda esperam o cumprimento da sentença.A comunidade reocupou suas terras em março deste ano, após 23 anos vivendo à beira da estrada e observando suas terras através de uma cerca de arame, e a partir disso iniciou-se um processo de expropriação, na esperança de que o estado paraguaio devolva o que é deles por direito.