A Anistia Internacional anunciou hoje a nomeação da Dra. Agnès Callamard, especialista internacional em direitos humanos, como nova Secretária Geral, para efeito imediato.  

A Dra. Callamard se junta à maior organização não governamental de direitos humanos do mundo, tendo sido recentemente a Relatora Especial das Nações Unidas para execuções extrajudiciais, sumárias ou arbitrárias. Nessa função, ela liderou investigações de suma importância, como o assassinato da jornalista saudita Jamal Khashoggi.  

Como Secretária Geral, a Dra. Callamard será Chefe Executiva do Secretariado da Anistia Internacional e principal porta-voz do movimento global da Anistia Internacional, que tem cerca de 10 milhões de apoiadores e escritórios em mais de 70 países.  

“Em um momento em que os direitos humanos estão sob ameaças sem precedentes em todo o mundo, a Dra. Callamard vai liderar, encorajar e reunir todo o movimento da Anistia Internacional para enfrentar esses desafios de frente”, disse Sarah Beamish, presidente do Conselho Internacional, ao anunciar o compromisso. “A combinação de sua perspicácia intelectual, sua vasta experiência em direitos humanos e sua voz corajosa a tornam altamente qualificada para liderar o nosso movimento. Estamos muito satisfeitos por ela ter aceitado este desafio para nos levar corajosamente à próxima fase.”  

A secretaria geral é uma nomeação da Diretoria Internacional da Anistia Internacional para um mandato inicial de quatro anos. A nomeação da Dra. Callamard ocorreu após uma extensa pesquisa global. Ela sucederá a Secretária Geral Interina Julie Verhaar. 

“Onde governos e corporações silenciam aqueles que falam contra seus abusos, ofuscaa verdade e minam, ou rejeitam, as normas de direitos humanos, as investigações rigorosas e campanhas intransigentes da Anistia Internacional são mais necessárias do que nunca”, disse a Dra. Callamard. “Tenho a honra de assumir o cargo de Secretária Geral e trabalhar ao lado dos apoiadores da Anistia Internacional em todo o mundo para que juntos defendamos e exijamos o respeito aos direitos humanos para todas e todos.”  

A Dra. Callamard, de nacionalidade francesa, construiu uma carreira altamente diversa nos setores internacionais de direitos humanos e humanitários, trabalhando em ONGs, universidades e nas Nações Unidas. Além de sua função como especialista independente em direitos humanos das Nações Unidas, ela ocupou a função de Diretora do Projeto Global de Liberdade de Expressão na Universidade de Columbia. Anteriormente, foi Diretora Executiva da organização de Liberdade de Expressão ARTIGO 19, além de fundadora e Diretora Executiva da HAP International (Parceria de Responsabilidade Humanitária.) 

Callamard trabalhou com a Anistia Internacional de 1995 a 2001, inclusive como Chefe de Gabinete do então Secretário Geral, Pierre Sané. Ela liderou investigações de direitos humanos em mais de 30 países e publicou extensivamente sobre o tema, além de publicações sobre direitos das mulheres, liberdade de expressão, movimentos de refugiados e a metodologia de investigação de direitos humanos.  

Ao passo que a Dra. Callamard assume essa função, a Diretoria Internacional agradece a Sra. Verhaar por sua liderança interina e deseja a ela o melhor à medida que avança para novos desafios.  

 

Mais Publicaçõess