Enfrentando um pesadelo: Desaparecimentos no México
Mais de 26.000 pessoas desapareceram no México entre 2006 e 2012. Ainda não se sabe quantas permanecem fora dos dados oficiais. Algumas são vítimas de desaparecimentos forçados em que agentes do Estado estão implicados. Outros foram raptados por indivíduos ou grupos criminosos. Ainda há quem possa simplesmente ter saído de casa sem avisar ninguém.
Apesar do surpreendente número de casos, as autoridades têm falhado sistematicamente em investigar e esclarecer a grande maioria, incluindo as centenas de desaparecimentos em que há evidências de detenção ou sequestro, seja por agentes do Estado ou grupos criminosos. O fracasso sistemático das autoridades estaduais e federais em levar a sério as muitas denúncias de desaparecimentos ajudou a criar um clima onde esses crimes são tolerados.
Este relatório olha para a escala e a natureza dos diferentes tipos de desaparecimentos no México, as medidas tomadas até agora para enfrentar esses crimes, e as medidas urgentes que as autoridades devem adotar para acabar com esses abusos de direitos humanos.
*Relatório em inglês
Veja aqui a versão em espanhol.