O pânico se apoderou do noroeste do Iraque. Dezenas de milhares de pessoas fugindo das áreas onde os militantes do Estado Islâmico no Iraque e al-Sham (ISIS) continuam seu avanço.

“A situação para os iraquianos no noroeste do país, especialmente das comunidades do Yezidi e minorias cristãs, está se tornando cada vez mais terrível. Os moradores, e muitos já deslocados, estão agora fugindo de suas casas e locais de abrigo”, disse Donatella Rovera, consultora sênior de Respostas à Crises da Anistia Internacional, que está atualmente no norte do Iraque.

Milhares de moradores da cidade cristã de Qaraqosh fugiram depois que o ISIS chegou durante a noite, enquanto outros disseram à Anistia Internacional que não conseguiam sair da cidade.

Donatella Rovera disse: ” Ontem, eu encontrei um homem em al-Qosh, uma cidade cristã, que há semanas vem trabalhando duro para oferecer abrigo e assistência às pessoas deslocadas – cristãos, Yezidis e outras minorias que fugiram de suas casas nos últimos dias e semanas em meio aos ataques do ISIS.

“Hoje, ele e sua família estão longe de casa. Ele caiu no choro quando me disse que ontem à noite ele e a família fugiram com apenas as roupas do corpo – sem tempo nem mesmo para pegar os documentos. ISIS agora está na cidade.”

Em Bashiqa, cidade Yezidi ao norte de Mossul, o constante medo dos moradores quanto a um ataque do ISIS aconteceu durante a noite. A população está agora deslocada.

Enquanto o ISIS avançava mais a leste e norte de Mossul durante a noite, milhares de pessoas fugiram para as cidades do Curdistão iraquiano de Dohuk e Erbil.

“Muitas minorias estão fugindo até de áreas onde não parece haver perigo iminente de um ataque do ISIS porque estão traumatizadas pelos fatos recentes. Estão tomados de pânico e medo”, disse Donatella Rovera.

Sabe-se que alguns Yezidis da área de Sinjar, que foram forçados a deixar suas casas no fim de semana após o ISIS ter assumido o controle da área, e que encontraram abrigo perto de Dohuk, estão fugindo de novo. Estão indo agora para a fronteira turca.