O trabalho de comunicadores e jornalistas tem se tornado um dos mais expostos e perigosos no Brasil, nos últimos anos. Tendo em vista esse cenário, a Anistia Internacional Brasil lançou o projeto Vozes: Comunicar é Direito! O objetivo principal é capacitar comunicadores/as brasileiros para se protegerem de ameaças e ataques ao reportar violações de direitos humanos online e off-line. A Anistia Internacional Brasil desenvolverá programa educacional à distância, focado em ferramentas que podem prevenir abusos de direitos humanos de comunicadores e comunicadoras, especialmente de grupos mais vulnerabilizados, incluindo dimensões de raça e gênero.

De acordo com a Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji), os alertas de ataque a jornalistas e comunicadores/as têm crescido a cada ano no contexto brasileiro. Apenas nos primeiros sete meses do ano de 2022, foi registrado um aumento de 69,2% de agressões graves em comparação ao mesmo período de 2021, que já tinha registrado um recorde histórico. Os casos incluem ocorrências de discursos estigmatizantes, processos judiciais contra os profissionais, restrições da liberdade de expressão na internet e uso abusivo de poder estatal. Grande parte dessas ocorrências partiram de políticos e agentes do Estado.

O foco do projeto está em comunicadores/as que trabalham em áreas remotas e rurais, mulheres, jornalistas racializados, LGBTQIA+ e jovens, além daqueles/as que trabalham fora dos meios de comunicação formais. Além disso, o projeto pretende fortalecer as preocupações da opinião pública sobre a violação dos direitos humanos de jornalistas na sociedade brasileira como uma séria ameaça à democracia.

O programa educacional será desenvolvido em formato assíncrono à distância, com a previsão de eventos e encontros síncronos, como o lançamento público do projeto em webinar, organização de sessões temáticas para compartilhar dúvidas, enfatizar habilidades críticas para autoproteção, reforçar o espírito comunitário e incentivar a conclusão do programa e organização de evento de encerramento com participantes e parceiros.

Mais Publicaçõess