A aluna paquistanesa Malala Yousafzai, ativista em favor do direito à educação, e o cantor norte-americano Harry Belafonte, ativista em favor dos direitos humanos e justiça social, foram homenageados com o Prêmio Embaixador da Consciência 2013, anunciou a Anistia Internacional.

O Prêmio Embaixador da Consciência é o prêmio mais importante concedido pela Anistia Internacional, outorgado a pessoas que fomentaram e contribuíram com a causa dos direitos humanos com suas vidas e seus exemplos. O prêmio deste ano será entregue em uma cerimônia na tarde de terça-feira em Mansion House, Dublin, Irlanda.

“Nossos novos Embaixadores da Consciência são muito diferentes entre si, mas compartilham a dedicação à luta em favor dos direitos humanos em todo o mundo e para todos”, disse Salil Shetty, secretário-geral da Anistia Internacional; “Harry e Malala são verdadeiros Embaixadores da Consciência que defendem os direitos universais, a justiça e a dignidade humana, e servem de inspiração a outros por seus exemplos”.

Malala Yousafzai, de 16 anos, defende o acesso igualitário à educação. Em seu diário de 2009 para a BBC explicava sua frustração com o edital dos Talibãs para fechar todas as escolas para meninas em seu país, o Paquistão. Em 2012 ficou gravemente ferida a tiros em um ataque cuja autoria é atribuída a talibãs paquistaneses.

Entregará o prêmio a Malala o cantor Bono, acompanhado de Azar Nafisi, autor do livro Ler Lolita em Teerã.

Ao receber a notícia do prêmio, Malala Yousafzai declarou:

“Sinto-me muito honrada em receber este prêmio e gostaria de aproveitar a oportunidade para recordar a todos que há milhões de meninos e meninas como eu em todo o mundo que lutam a cada dia para ir à escola. Espero que todos juntos possamos tornar realidade, um dia, o nosso sonho de obter educação para todos os meninos e meninas em todos os rincões do planeta”.

Harry Belafonte dedicou sua vida a causas humanitárias, desde o movimento em favor dos direitos civis até a terrível situação que sofrem os meninos e meninas no conflito armado na Síria. Músico e artista ganhador dos prêmios Emmy e Tony, Harry Belafonte cumpriu de muitas formas o que ele considera sua “obrigação de fazer algo mais que simplesmente entreter”.

Belafonte declarou:

“Desde seu início, me dedico aos princípios defendidos pela Anistia Internacional. É uma honra receber este prêmio. A Anistia Internacional adota uma corajosa postura a respeito de qualquer abuso contra os direitos humanos em todo o mundo que nos serve de guia. E receber o Prêmio Embaixador da Consciência é uma dupla honra, pois a compartilho com Malala Yousafzai, uma verdadeira heroína de nosso tempo e a quem muito admiro. Malala fez com que muitos na família global se comprometessem na luta contra a tirania. Por isso, sou eternamente grato”.

Roger Walters entregará o premio a Harry Belafonte acompanhado por um convidado especial.

Prêmio Embaixador da Consciência se inspira no poema Desde a República da Consciência, escrito para a Anistia Internacional por Seamus Heaney, recentemente falecido. O poeta irlandês iria ler o poema durante a cerimônia de entrega do prêmio.

A cerimônia prestará homenagem ao prêmio Nobel com uma leitura do poema, que inspirou uma geração de ativistas dos direitos humanos.

Na cerimônia, apresentada pela correspondente da BBC Orla Guerin, estarão o tenor Joseph Calleja, a cantora Esperanza Spalding, ganhadora de um Emmy e Music Generation.

Os premiados de 2013 se unem a uma lista de pessoas excepcionais reconhecidas como Embaixadoras de Consciência desde a criação do prêmio: Vaclav Havel (2003); Mary Robinson e Hilda Morales Trujillo (2004); U2 e Paul McGuinness (2005); Nelson Mandela (2006); Peter Gabriel (2008) e Daw Aung San Suu Kyi (premiada em 2009, que recebeu o prêmio em 2012).

Sobre a Anistia Internacional

A Anistia Internacional é um movimento global integrado por mais de 3 milhões de simpatizantes, membros e ativistas em mais de 150 países e territórios, que atuam para pôr fim aos abusos graves contra os direitos humanos. Nossa visão é que todas as pessoas desfrutem de todos os direitos proclamados na Declaração Universal dos Direitos Humanos e em outras normas internacionais de direitos humanos. Somos independentes de todos os governos, ideologia política, interesse econômico e credo religioso. Nosso trabalho é financiado em grande parte pelas contribuições de nossos membros e com donativos. A Anistia Internacional une as pessoas para que se oponham à injustiça. Mediante a pressão da opinião pública e da solidariedade internacional, investigamos, educamos, fazemos campanhas e incentivamos as pessoas a buscarem soluções em longo prazo para problemas de direitos humanos. Se desejarem mais informações, visitem http://www.amnesty.org/.

O Prêmio Embaixador de Consciência é organizado por Arte pela Anistia.