Em resposta à notícia de que pelo menos 50 pessoas foram encontradas mortas em um trailer em San Antonio, no Texas, e uma dúzia de outras que estavam a bordo foram hospitalizadas, Erika Guevara-Rosas, diretora das Américas da Anistia Internacional, disse: 

 

“A tragédia em San Antonio é um exemplo devastador do fracasso dos Estados das Américas em proteger os migrantes e requerentes de asilo. É doloroso refletir que isso já aconteceu antes e continuará acontecendo até que haja mudanças profundas nas políticas migratórias dos Estados Unidos e dos países vizinhos”. 

 

“Políticas migratórias cruéis e desumanas colocam em risco vidas, forçando as pessoas a seguirem rotas cada vez mais arriscadas quando tudo o que elas desejam é encontrar um lugar seguro onde possam reconstruir suas vidas. Em vez de forçar migrantes e requerentes de asilo para situações desesperadoras, correndo risco de sufocar, afogar-se ou morrer de sede, os Estados devem colocar os direitos humanos no centro de suas políticas e cumprir com as obrigações internacionais de proteger essas pessoas.”  

 

Mais Publicaçõess