Em sua 53ª edição, o Festival de Brasília do Cinema Brasileiro (FBCB) se uniu à Anistia Internacional Brasil para uma nova categoria de premiação. Pela primeira vez, o Prêmio Cosme Alves Netto vai agraciar o filme que melhor representar os direitos humanos e os pilares humanistas defendidos pela organização, que capitaneou a iniciativa de criar a honraria.

Estudioso e amante do cinema, Cosme Alves Netto batiza o troféu por sua dedicação ao audiovisual e pela militância política e social. O amazonense foi um verdadeiro guardião do cinema brasileiro, e foi perseguido e torturado pela ditadura militar. Entre 1965 e 1989, dirigiu a Cinemateca do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro (MAM), e também foi programador do Cinema Paissandu.

“O Festival está muito feliz em oferecer este prêmio”, diz Silvio Tendler, curador e diretor artístico da 53ª edição do FBCB. “É uma homenagem ao amor que Cosme sentia pelo cinema nacional. Sua partida, em 1996, deixou muitas saudades. Ele foi responsável pela formação de gerações e gerações de cineastas”, lembra.

O júri do Prêmio Cosme Alves Netto será composto pela diretora executiva da Anistia Internacional Brasil, Jurema Werneck; pela diretora de programas da organização, Alexandra Montgomery; e pelo cineasta e diretor convidado Joel Zito Araújo. Todos os seis longas–metragens e 12 curtas que compõem a Mostra Oficial Competitiva do Festival de Brasília são elegíveis para receber a honraria, que será uma placa gravada no tradicional Troféu Candango.

“Contar histórias é fundamental para a construção de um povo. Em todos esses anos, a Anistia Internacional sempre esteve comprometida em amplificar vozes de pessoas e de comunidades que lutam pela preservação dos direitos humanos. Essas vozes se expressam de modo potente e sensível pela arte. Nas telas de cinema, é possível transmitir valores de um mundo mais justo com emoção”, pontua Jurema.

A Anistia Internacional Brasil apoiará a promoção do filme vencedor por meio de sua rede de ativistas no Brasil, bem como na realização de outras sessões, em comum acordo com a diretora ou diretor do filme vencedor.

Mais Publicaçõess