Pedalada contra Remoções Forçadas no Rio

Pedalada contra Remoções Forçadas no Rio

A Anistia Internacional Brasil promove neste domingo (27) uma pedalada que terá início às 9 horas da manhã na Praia do Leme e chegada às 11 horas da manhã no Parque do Flamengo. A ação é parte da campanha “Basta de Remoções Forçadas!”.

Durante a mobilização, serão coletadas assinaturas de apoio à petição endereçada ao prefeito Eduardo Paes solicitando medidas para evitar as remoções forçadas e o cumprimento das salvaguardas legais quando as remoções forem estritamente necessárias (assine a Petição).

Ao final da bicicletada, no Parque do Flamengo, o movimento Reúna – formado por artistas que, entre outras causas, são contra as remoções forçadas – fará uma performance para denunciar a ilegalidade das ações ocorridas no Rio de Janeiro.

Sobre a campanha “Basta de Remoções Forçadas”

O lançamento da campanha da Anistia Internacional aconteceu no dia 19 de setembro, com uma intervenção realizada na Cinelândia, no Rio de Janeiro. Na ocasião, foram espalhados colchões pelo local, com slogans e frases denunciando o desrespeito do Poder Público com os moradores das comunidades.

A cidade do Rio de Janeiro foi escolhida para dar início à campanha devido às grandes obras e intervenções urbanas que estão sendo implementadas como preparação para os megaeventos esportivos. A Prefeitura afirma que, desde 2009, mais de 19 mil famílias foram removidas.

“Há evidências de situações de violação do direito à moradia e a campanha quer chamar atenção das autoridades locais para evitar que elas se repitam”, afirma a assessora de direitos humanos da Anistia Internacional Brasil, Renata Neder.

Ao analisar os casos de famílias removidas pela TransOeste e a situação do Morro da Providência e da Vila Autódromo, a Anistia Internacional identificou violações como a falta de acesso à informação e diálogo com as comunidades, prazo de notificação insuficiente, reassentamento em área distante e/ou local inadequado e indenizações financeiras muito baixas, além daqueles que não receberam nada.

Em 2014, a campanha será levada a outras cidades do Brasil, onde também estão ocorrendo remoções forçadas por conta de grandes obras e preparação para grandes eventos esportivos.

 

3 de dezembro de 2014

Anistia Internacional lança no Brasil nova edição da campanha mundial ‘Escreva por Direitos’

O lançamento da Maratona de Cartas acontece em São Paulo, no dia 3 de dezembro.

9 de novembro de 2014

Anistia Internacional recolhe assinaturas para Manifesto “Queremos ver os jovens vivos”

Campanha “Jovem Negro Vivo” chama atenção para homicídios de jovens, em especial os negros
Mais Press Releases