Pare as repatriações ilegais no México

* Campos obrigatórios

Sergio Ortiz
2254
AÇÕES

Milhares de cidadãos da Guatemala, Honduras e El Salvador estão fugindo de ameaças de morte, ataques e extorsões de gangues poderosas (as maras) que controlam grande parte do território de seus municípios. Essas pessoas precisam realizar uma travessia perigosa em busca de proteção no México. Muitas vezes, elas recebem informações equivocadas do Instituto Nacional de Migração (INM) do México sobre seu direito de pedir asilo no país, se deparam com agentes do INM que zombam delas, não perguntam nem se preocupam com os motivos pelos quais elas deixaram seus países e as empurram de volta para uma situação em que a morte pode ser iminente. No México, isso é ilegal.

Mas há histórias que nos mostram que isso pode mudar, como a história de Emília. Depois de ter dois filhos e um irmão assassinados em El Salvador e de ser deportada uma vez, Emília finalmente encontrou proteção para si e sua família. Atualmente, ela vive em segurança no estado de Baja Califórnia, no México.

Ajude-nos a construir fins de histórias melhores para refugiados da América Central. Exija que o INM para de devolver pessoas cujas vidas estão em risco.

A Ardelio Vargas, Comissário do Instituto Nacional de Migração (INM):

Prezado Comissário,

Tomei conhecimento do fato de que as autoridades de imigração mexicanas estão rotineiramente devolvendo milhares de pessoas de Honduras, El Salvador e Guatemala para seus países, sem considerar o risco à sua vida e segurança enfrentado em seu retorno, muitas vezes violando o direito nacional e internacional ao fazê-lo.

Considerando as promessas que sua administração fez em relação à proteção de refugiados e solicitantes de asilo durante seu mandato, peço-lhe que implemente com urgência uma revisão dos processos de triagem praticados pelo Instituto Nacional de Migração (INM). Essa revisão deve ter como objetivo:

o      Implementar um sistema de triagem proativo que aprimore a identificação de potenciais solicitantes de asilo nos primeiros momentos de contato com o INM;

o     Garantir que migrantes em situação irregular que sejam detidos e presos recebam a informação devida sobre seu direito a pedir asilo no México;

o     Garantir que seu acesso a procedimentos de asilo não encontre obstáculos;

o     Eliminar práticas ilegais de refoulement e garantir que elas enfrentem sanções administrativas.

Acredito que o senhor tomará as medidas corretas para garantir a proteção das pessoas que procuram asilo no México.

Atenciosamente,

Assinaturas atuais

Nat?lia Castro  Rio de Janeiro, Brasil  01 de Maio de 2018, 19:50:19
Aretha Cruz de Brito  S?o Paulo, Brasil  23 de Abril de 2018, 12:38:35
Isadora Oliveira Soares  S?o Paulo, Brasil  22 de Abril de 2018, 22:47:03
nelci lopes da silva  Paran, Brasil  20 de Abril de 2018, 22:44:20
Larissa Vieira  S?o Paulo, Brasil  19 de Abril de 2018, 20:17:56
CARREGAR MAIS