Ação encerrada.

636 Ações

Neste momento, milhões de pessoas na Ucrânia enfrentam uma grave crise de direitos humanos. Muitas delas, incluindo crianças, estão morrendo e milhares de vidas estão em risco. A Anistia Internacional está realizando uma ação global pela proteção dos civis na Ucrânia. Mobilize-se e pressione as autoridades russas para que parem este ato de agressão e que garantam a proteção das vidas de todos os civis.

Na madrugada do dia 24 de fevereiro, as pessoas na Ucrânia acordaram com a notícia de que o seu país estava sendo invadido pelas forças militares russas. Durante a noite, tanques russos entraram no país e houveram ataques em múltiplas direções. Desde então, temos assistido a um aumento dos ataques na Ucrânia.

Horas depois da invasão, as equipes da Anistia Internacional conseguiram verificar fotografias, vídeos e relatos de ataques indiscriminados a civis por todo o país. Documentamos ataques a hospitais e escolas, o uso indiscriminado de armas como mísseis balísticos e ainda o uso de armas proibidas, como bombas de fragmentação. Todas estas ações, que já custaram muitas vidas, equivalem a potenciais crimes de guerra cometidos pelas tropas russas.

Ao fazer uso da força contra outro Estado, sem qualquer justificação legal, a Rússia violou, de forma flagrante, a Carta das Nações Unidas. O governo russo tem abusado de sua posição de membro permanente do Conselho de Segurança das Nações Unidas, como forma de proteger-se contra qualquer tentativa de responsabilização.  A Federação Russa deve parar imediatamente com este ato de agressão contra a Ucrânia e atuar para proteger todos os civis, respeitando o Direito Internacional.

Diante desta catastrófica crise de direitos humanos, nós, junto com a sua mobilização, temos o poder para pressionar as autoridades russas a terminarem com estas violações de direitos humanos.

Assine a petição dirigida ao Ministro da Defesa da Federação Russa e exija que o país termine com esta agressão imediatamente, proteja os civis na Ucrânia e respeite o Direito Internacional. Todas as assinaturas serão enviadas pela Anistia Internacional de forma regular.

E-mail que vai para o alvo:

 

Rússia pare a agressão contra a Ucrânia!

Caro Ministro da Defesa da Federação Russa,

Serguei Shoigú,

Escrevo para apelar ao respeito pelo Direito Internacional, à proteção dos civis e ao fim da agressão russa à Ucrânia.

Desde que a invasão russa começou, no dia 24 de fevereiro, a Anistia Internacional tem documentado a escalada de violações do Direito Internacional Humanitário e do Direito Internacional de Direitos Humanos, incluindo os ferimentos e a morte de civis, como resultado de ataques indiscriminados a áreas habitadas.

Ataques a áreas protegidas, como hospitais e escolas, o uso de explosivos de amplo alcance, como mísseis balísticos e artilharia, em áreas civis, e o uso de armas proibidas como as bombas de fragmentação, podem constituir crimes de guerra. Todos os perpetradores destes crimes devem ser responsabilizados.

A Federação Russa está atuando em clara violação às suas obrigações frente ao Direito Internacional. As suas ações estão claramente contra as regras e os princípios sobre os quais as Nações Unidas foram fundadas. E tem abusado da sua posição enquanto membro permanente do Conselho de Segurança das Nações Unidas, de forma a proteger-se de qualquer responsabilização.

Novamente, apelo para que respeite o Direito Internacional, proteja as vidas de todos os civis e termine com a agressão contra a Ucrânia.

Atenciosamente,

Quem assinou