“Sabemos dos nossos direitos”

Região: Américas
País: Brasil
Brazil Mission May 2009

No Brasil, vivem hoje mais de 700 mil índios, inclusive a maioria das tribos do planeta que ainda não foram contatadas. Existem, no país, mais de 200 grupos indígenas, que falam mais de 180 línguas diferentes. As terras tradicionais têm uma importância crucial para sua identidade e para seu bem-estar social, cultural e econômico – algo que o governo brasileiro reconheceu ao cunhar a expressão “índio é terra”.

Aproximadamente 30 mil Guarani-Kaiowá vivem no estado de Mato Grosso do Sul, no centro-oeste brasileiro. Há mais de um século, suas comunidades vêm sendo expulsas de suas terras pela expansão da agricultura de larga escala – um processo que continua até hoje. Para as comunidades afetadas, as consequências podem ser devastadoras.

MAIS RELATÓRIOS

Relatório Anual da Pena de Morte 2018

Relatório da Anistia Internacional sobre a pena de morte em 2018 confirma que sua imposição e aplicação se limitam a uma minoria de países.

Leis Projetadas para Silenciar: A Repressão Global às Organizações da Sociedade Civil

Relatório lista 50 países onde leis contrárias às ONGs vêm sendo implementadas ou estão em vias de ser.

O labirinto do caso Marielle Franco e as perguntas que as autoridades devem responder

Anistia Internacional divulga novo levantamento reunindo informações veiculadas publicamente sobre o caso Marielle Franco que indicam possíveis incoerências e contradições no decorrer das investigaçõe
Mais publicações
Informes Anuais

A cada ano, um resumo do estado dos direitos humanos em centenas de países.

Saiba mais
Frentes de atuação

Descubra nossas formas de atuação e junte-se a nós na defesa dos direitos humanos!

Saiba mais