Anistia Internacional Brasil

Como nos organizamos

Conheça aqui a equipe da Anistia Internacional Brasil e também os integrantes do seu Conselho Consultivo.

Equipe

Jurema Werneck

Diretora-executiva

Jurema é formada em medicina, mestre em Engenharia de Produção, doutora em Comunicação e Cultura pela Escola de Comunicação da UFRJ (2007) e fundadora da ONG Criola, uma organização de mulheres negras no Rio de Janeiro. Há mais de vinte anos atua junto a movimentos sociais e ativistas do campo dos direitos humanos, principalmente em temas relacionados à raça, gênero e sexualidade.

Marisa Vassimon

Diretora de Programas e Campanhas

Educadora com atuação no campo da Comunicação e pós-graduação em Antropologia e Desenvolvimento Cognitivo. Foi coordenadora de criação e gerente de Articulação e Mobilização Comunitária do Canal Futura.

Leanne Neale

Diretora de Mobilização de Recursos

Australiana, integrou a equipe de captação de recursos da Anistia Internacional em seu país nos últimos quatro anos. Seu principal desafio é consolidar uma base de apoiadores da organização no Brasil.

Soledad Dominguez

Assistente da Diretoria Executiva

Argentina, vive no Brasil desde 2005. Formada em Comunicação Social (Universidad de Buenos Aires) com MBA em Gestão Cultural no Rio de Janeiro. Se juntou à Anistia Brasil em 2012. Escreve artigos como jornalista freelance sobre temas de direitos humanos e cultura para meios latino-americanos.

Paulo Vicente Cruz

Assistente de Projetos

Jornalista, formado pela Universidade Federal Fluminense. Desde o início da carreira, trabalhou em atividades relacionadas à responsabilidade social e ao terceiro setor.

Andrea Florence

Coordenadora de Campanhas e Comunicação

Andrea é ativista, feminista e advogada, mestre em direitos humanos pelo Graduate Institute em Genebra. Nos últimos dez anos, atuou em organismos internacionais como o Tribunal Penal Internacional e Nações Unidas, bem como na sociedade civil como campaigner na Terre des Hommes e oficial de programas da Oak Foundation.

Bruno Duarte

Assistente de Novas Mídias

Formado em Comunicação Social, com habilitação em Cinema, pela PUC-Rio. Durante três anos, esteve à frente da equipe de cultura digital do projeto Agência de Redes para Juventude.

Gabriela Moscardini

Assistente de Comunicação

Com experiência no em redações, fundações e terceiro setor, Gabriela trabalha com produção de notícias e community manager desde 2014. Estudou Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo, na Universidade Federal Fluminense.

Renato Cosentino

Assistente de Comunicação

Graduado em Comunicação Social e Geografia, é mestre em Planejamento Urbano pela UFRJ. Trabalhou na área de Comunicação da organização de direitos humanos Justiça Global, sendo responsável ainda pela pesquisa e documentação sobre Direito à Cidade.

Jandira Queiroz

Assessora de Ativismo e Mobilização

Jornalista, com experiência em organizações do terceiro setor nas áreas de direitos sexuais e reprodutivos e direitos humanos, sociais e econômicos. Responsável pela implementação da estratégia de ativismo e mobilização da Anistia Internacional Brasil.

Filipe Meirelles

Assistente de Ativismo e Mobilização

Mestrando em Relações Internacionais e apaixonado por temas sobre Internet e direitos humanos. Seu trabalho é apoiar a atuação de ativistas nas ruas e nas redes, construir políticas e implementar programas de formação de ativistas.

Muana Martins

Assistente de Ativismo e Mobilização

Feminista negra e ativista de direitos humanos. Formada em Relações Internacionais e mestranda em Políticas Públicas e Direitos Humanos, integra a Equipe de Ativismo e Mobilização desde de 2015 e atualmente apoia a implementação da estratégia de ativismo e mobilização e campanhas de protagonismo global da Anistia Internacional Brasil.

Dáve Liao

Gerente de Banco de Dados

Bacharel em Ciências da Computação, com especialização em Administração de Empresas, responde pela área de Sistemas. Trabalhar na Anistia Internacional é um grande desafio que nos motiva por saber que lutamos para garantir que os direitos humanos sejam respeitados e protegidos.

Verônica Vasque

Coordenadora de Captação de Recursos

Graduada em Comunicação Social (UERJ) com pós-graduação em Marketing Digital (ESPM), Verônica integra a equipe de captação de recursos da Anistia Internacional desde 2017. Trabalha com comunicação digital e marketing digital há mais de 8 anos, tendo atuado em organizações do terceiros setor e no Centro de Informações das Nações Unidas para o Brasil.

Equipe Voice to Voice

Captação de Recursos

Ligamos para nossos apoiadores para informá-los sobre atualizações de nossas campanhas e convidá-los para se tornarem Defensores da Liberdade. As ligações são feitas diretamente do escritório da Anistia Internacional e por pessoas apaixonadas por direitos humanos. Nossas operadoras são: Vera, Amanda, Társila, Gabriela e Larissa. Se receber uma ligação deles, aproveite o papo!

Equipe de Diálogo Direto

Captação de Recursos

O Programa de Diálogo Direto é uma das principais formas de captação de recursos da Anistia Internacional. O programa consiste na abordagem ao grande público nas ruas, para explicar o trabalho da Organização, conversar abertamente sobre direitos humanos, chamar para uma participação ativa da sociedade civil e convidar a todos e todas para juntarem-se à Anistia Internacional como Defensores da Liberdade, contribuindo com uma doação mensal regular. É desta forma que nosso trabalho garante independência e imparcialidade.

Marcelino Santos

Gerente financeiro

Contador na área financeira, tem vasta experiência em organizações estrangeiras de fomento a projetos sociais.

Kelly Costa

Assistente Administrativo

Formada em Administração, sempre gostou do terceiro setor e é super antenada com questões sociais. Iniciou seu trabalho na Anistia como estagiária e atualmente ocupa o cargo de Assistente Administrativo, apoiando todos os setores e equipe.

Caroline Neri

Encarregada Financeiro

Feminista, trabalha no terceiro setor desde 2012, atua no setor financeiro e interage com demais áreas da instituição.

Sônia Silva

Gerente-administrativo

Responsável pela implementação do escritório da Anistia Internacional no Brasil, sempre gostou do desafio de concluir novos trabalhos.

Carlos Costa

Assistente de Projetos

Formado em Relações Internacionais, com experiência em instituições do terceiro setor nos Estados Unidos e Chile.

Conselho Consultivo

Fernando Furriela

Conselheiro

Advogado, formado na PUC de São Paulo, com duas pós- graduações em Direito. Conselheiro em entidades de Direitos Humanos e Meio Ambiente. É o presidente do Conselho Consultivo da Anistia Internacional.

Salil Shetty

Conselheiro

Secretário geral da Anistia Internacional desde julho de 2010. Ativista de longa data em temas de pobreza e justiça, foi diretor da Campanha do Milênio das Nações Unidas e chefe executivo da ActionAid.

Heloísa Buarque de Holanda

Conselheira

Escritora e crítica literária. É professora titular de Teoria Crítica da Cultura da ECO/UFRJ e pesquisadora da cultura nas periferias das grandes cidades e novas tecnologias digitais na produção cultural.

Sérgio Haddad

Conselheiro

Economista e pedagogo. É diretor-presidente do Fundo Brasil de Direitos Humanos e coordenador da ONG Ação Educativa. Atua nas áreas de políticas públicas, educação, direitos humanos e movimentos sociais.

Sueli Carneiro

Conselheira

Doutora em educação pela USP e fundadora do Geledés, organização de mulheres negras feministas e antirracistas de São Paulo.

Ricardo Henriques

Conselheiro

Economista. Superintendente Executivo do Instituto Unibanco. Foi Secretário Executivo do Ministério de Desenvolvimento Social, Secretário do Ministério da Educação, e Secretário Estadual de Assistência Social e Direitos Humanos e Presidente do Instituto Municipal de Urbanismo Pereira Passos.

Flávia Oliveira

Conselheira

É jornalista, ganhadora dos prêmios Jornalismo para a Tolerância (2003) e Elizabeth Neuffer, da Associação dos Correspondentes da ONU, por reportagens sobre desigualdade racial e desenvolvimento humano. É comentarista de economia do telejornal “Estúdio i” (GloboNews) e colunista do jornal “O Globo”.

Luiz Eduardo Soares

Conselheiro

[Conselheiro em licença temporária] Antropólogo, cientista político, escritor e professor da UERJ. Foi secretário nacional de Segurança Pública (2003) e coordenador de segurança, justiça e cidadania do Estado do RJ (1999/março 2000).

Organização

Conheça a equipe da Anistia Internacional Brasil.

Saiba Mais
Quem somos

A Anistia Internacional é um movimento global de defesa dos direitos humanos com mais de 7 milhões de apoiadores.

Saiba mais