A campanha Escreva por Direitos, da Anistia Internacional, é a maior campanha de direitos humanos do mundo! No ano de 2021, ela completou 20 anos promovendo mudanças na vida dos defensores e defensoras de direitos humanos e indivíduos e comunidades que sofreram ou estão em risco de sofrerem violações de direitos humanos. Entre as muitas ações desenvolvidas na “Escreva”, a Anistia Internacional leva casos de pessoas, grupos e comunidades aos líderes globais e autoridades que podem mudar essas realidades, além de dar visibilidade por meio de ações públicas e traz atenção internacional por meio da mídia e da mobilização online e offline.
A campanha Escreva por Direitos consiste em uma maratona de escrita de cartas, e-mails, mensagens, publicações em redes sociais e na internet que envolve milhões de pessoas em todo o mundo para dedicar solidariedade e exigir justiça por quem luta e defende os direitos humanos. Como resultado do chamado internacional à ação, tomadores de decisão, autoridades e chefes de Estado são bombardeados com essas mensagens.
Os casos deste ano são de pessoas presas por defenderem seus direitos e expressarem suas opiniões, ativistas que lutam contra o racismo, o machismo e a LGBTIfobia, manifestantes pacíficos espancados e alvejados, defensores e defensoras do meio ambiente assediados e intimidados, e outras vítimas de violações dos direitos humanos. Essas pessoas receberão mensagens de solidariedade de milhares de apoiadores e apoiadoras de diversos cantos do mundo. Elas e suas famílias saberão que seus casos estão sendo levados à atenção do público e que não estão esquecidas.
Os resultados de campanhas são impressionantes. Os(as) defensores(as) relatam a diferença que essas cartas fizeram em suas vidas, expressam sua gratidão àqueles que as escreveram e, muitas vezes, descrevem a força que reuniram ao saber que tantas pessoas se mobilizaram = por elas. E muitas vezes há mudanças significativas nos países! Em relação aos indivíduos, as acusações são retiradas, o tratamento se torna menos severo, e as leis ou regulamentos que tratam do problema são reestruturados.
Atue em uma de nossas ações e ajude a defender os direitos humanos no Brasil e no mundo.
Você também pode ajudar compartilhando as ações com seus amigos.
Líder indígena e sindical, Bernardo está preso por defender um rio sagrado para o seu povo. Diga às autoridades da Guatemala para libertá-lo agora!
Enquanto protestava em defesa da vida das mulheres, Wendy foi baleada. Diga às autoridades mexicanas para investigar as violações que ela sofreu, e garantir que todos os responsáveis sejam levados à justiça!
Por documentar as violações cometidas por Israel, a jovem palestina de 15 anos vem sendo assediada e ameaçada de morte. Peça para Israel proteger Janna da discriminação e da violência.
A ONG Sphere atua em defesa dos direitos das mulheres e da população LGBTQIA+ na Ucrânia, e por isso têm sido alvo de repetidos ataques. Peça à Ucrânia para fazer justiça contra os agressores agora!
Por protestar contra o Esquadrão Anti-Roubo Especial – ou SARS – uma unidade policial famosa pela violência na Nigéria, Imoleayo chegou a ser preso em uma cela subterrânea. Diga à Nigéria para retirar todas as acusações contra ele!
A estudante universitária ‘Rung’ se tornou uma voz importante no movimento pela democracia na Tailândia. Por conta disso, ela chegou a ser presa e hoje enfrenta dezenas de acusações e a ameaça de prisão perpétua. Exija que as acusações contra ela sejam retiradas!