ESCREVA POR DIREITOS

A campanha Escreva por Direitos, da Anistia Internacional, é a maior campanha de direitos humanos do mundo! No ano de 2021, ela completou 20 anos promovendo mudanças na vida dos defensores e defensoras de direitos humanos e indivíduos e comunidades que sofreram ou estão em risco de sofrerem violações de direitos humanos. Entre as muitas ações desenvolvidas na “Escreva”, a Anistia Internacional leva casos de pessoas, grupos e comunidades aos líderes globais e autoridades que podem mudar essas realidades, além de dar visibilidade por meio de ações públicas e traz atenção internacional por meio da mídia e da mobilização online e offline.

Escreva por Direitos 2021: 20 anos de luta e solidariedade internacional!

A campanha Escreva por Direitos consiste em uma maratona de escrita de cartas, e-mails, mensagens, publicações em redes sociais e na internet que envolve milhões de pessoas em todo o mundo para dedicar solidariedade e exigir justiça por quem luta e defende os direitos humanos. Como resultado do chamado internacional à ação, tomadores de decisão, autoridades e chefes de Estado  são bombardeados com essas mensagens.

Os casos deste ano são de pessoas presas por defenderem seus direitos e expressarem suas opiniões, ativistas que lutam contra o racismo, o machismo e a LGBTIfobia, manifestantes pacíficos espancados e alvejados, defensores e defensoras do meio ambiente assediados e intimidados, e outras vítimas de violações dos direitos humanos. Essas pessoas receberão mensagens de solidariedade de milhares de apoiadores e apoiadoras de diversos cantos do mundo. Elas e suas famílias saberão que seus casos estão sendo levados à atenção do público e que não estão esquecidas.

Os resultados de campanhas são impressionantes. Os(as) defensores(as) relatam a diferença que essas cartas fizeram em suas vidas, expressam sua gratidão àqueles que as escreveram e, muitas vezes, descrevem a força que reuniram ao saber que tantas pessoas se mobilizaram = por elas. E muitas vezes há mudanças significativas nos países! Em relação aos indivíduos, as acusações são retiradas, o tratamento se torna menos severo, e as leis ou regulamentos que tratam do problema são reestruturados.

Que tal ser parte de algo maior e descobrir o poder que as suas palavras podem ter? Escreva por Direitos!

  • Pessoas em mais de 170 países e territórios participam de todos os tipos de eventos;
  • Escrevendo milhões de cartas, e-mails, tweets e assinando as petições;
  • Apoiando pessoas que foram assediadas, ameaçadas e presas apenas pelo que são ou pelo que lutam;
  • Pressionando governos, líderes e tomadores de decisão;
  • Mostrando amor e apoio a essas pessoas e suas famílias;
    E fazendo a mudança acontecer – libertando ativistas e protegendo as pessoas que lutam por direitos!

Faça parte dessa maratona e entre em ação com a gente! Conheça os casos e exija justiça, proteção e/ou liberdade para Bernardo, Wendy, Janna, Sphere, Imolayo e Rung! Você pode baixar também os guias e materiais de Educação em Direitos Humanos da Escreva Por Direitos. Espalhe a transformação que tanto queremos para o mundo : )

ACESSE AOS GUIAS DE EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS DA ESCREVA POR DIREITOS

ATUE AGORA

Atue Agora

Atue em uma de nossas ações e ajude a defender os direitos humanos no Brasil e no mundo.
Você também pode ajudar compartilhando as ações com seus amigos.

Bernardo Caal Xol: Preso por defender um rio sagrado. Exija a sua libertação agora!

Líder indígena e sindical, Bernardo está preso por defender um rio sagrado para o seu povo. Diga às autoridades da Guatemala para libertá-lo agora!

Ação encerrada

Wendy Galarza: Baleada ao protestar contra a violência dirigida às mulheres. Exija justiça!

Enquanto protestava em defesa da vida das mulheres, Wendy foi baleada. Diga às autoridades mexicanas para investigar as violações que ela sofreu, e garantir que todos os responsáveis sejam levados à justiça!

Ação encerrada

Janna Jihad: Perseguida por expor a violência israelense contra o povo palestino. Exija a sua proteção!

Por documentar as violações cometidas por Israel, a jovem palestina de 15 anos vem sendo assediada e ameaçada de morte. Peça para Israel proteger Janna da discriminação e da violência.

Ação encerrada

SPHERE: Atacadas por defenderem os direitos LGBTIA+ e das mulheres. Exija justiça!

A ONG Sphere atua em defesa dos direitos das mulheres e da população LGBTQIA+  na Ucrânia, e por isso têm sido alvo de repetidos ataques. Peça à Ucrânia para fazer justiça contra os agressores agora!

Ação encerrada

Imoleayo Michael: Enfrentando acusações forjadas por protestar contra a violência policial. Mobilize-se para ajudá-lo!

Por protestar contra o Esquadrão Anti-Roubo Especial – ou SARS – uma unidade policial famosa pela violência na Nigéria, Imoleayo chegou a ser preso em uma cela subterrânea. Diga à Nigéria para retirar todas as acusações contra ele!

Ação encerrada

Rung Panusaya: Ameaçada com uma sentença de prisão perpétua por protestar pacificamente!

A estudante universitária ‘Rung’ se tornou uma voz importante no movimento pela democracia na Tailândia. Por conta disso, ela chegou a ser presa e hoje enfrenta dezenas de acusações e a ameaça de prisão perpétua. Exija que as acusações contra ela sejam retiradas! 

Ação encerrada