Emil tinha 17 anos quando foi preso, acusado de forma injusta de transportar drogas. Hoje, aos 19 anos, seu futuro está ameaçado. Ele cumpre pena de oito anos de prisão! Conheça mais da sua história e entre em ação!
Aos 17 anos, Emil Ostrovko tinha toda uma vida pela frente. Ele adorava ler e não via a hora de ir para a universidade. Seus sonhos, porém, foram destruídos por uma acusação de “tráfico ilegal de drogas como parte de um grupo organizado”, relacionada ao trabalho que ele fazia depois da escola como entregador para uma empresa que, segundo o informaram, vendia misturas de fumo de forma legalizada.
Os investigadores nunca foram atrás dos proprietários da empresa ou de outras pessoas envolvidas. Emil foi o único processado. Depois de um julgamento injusto, recebeu uma longa sentença de prisão.
Na colônia para adolescentes em conflito com a lei, Emil tinha que fazer muitas horas de trabalhos braçais e acabou sofrendo queimaduras de frio por ter que limpar a neve com as mãos sem proteção. Embora sua situação tenha melhorado depois que ele foi transferido para uma colônia penal de adultos em junho, as condições a que estão submetidos muitos jovens e adolescentes que cumprem pena por questões de drogas costumam ser piores que as de outros presos.
Emil é apenas uma das cerca de 15.000 pessoas que se acredita estarem cumprindo longas sentenças de prisão for infrações leves e não violentas relacionadas às drogas. Temos agora uma oportunidade para mudar a situação de Emil e de outros como ele.
Assine a petição e exija que o governo da Bielorrússia:
- Liberte Emil Ostrovko;
- Limpe sua ficha criminal;
- Acabe com a prática de encarcerar adolescentes por infrações leves e não violentas relacionadas às drogas.