Albert Woodfox está finalmente livre!

Jasmine Heiss

VER TODOS OS POSTS    

Em seu 69º aniversário, em 19 de fevereiro de 2016, o prisioneiro de Louisiana, Albert Woodfox foi libertado – 44 anos depois de ser colocado, pela primeira vez, em confinamento solitário.

Ele foi o prisioneiro dos EUA mantido por mais tempo em isolamento. Quase todo dia, por mais da metade de sua vida, Albert Woodfox acordou em uma cela do tamanho de uma vaga de estacionamento, cercado de concreto e metal.

Eu gostaria de agradecer aos membros da International Coalition to Free the Angola 3, Anistia Internacional e da Fundação Roddick, todos aqueles que me apoiaram durante essa longa luta”. Albert Woodfox, Fevereiro de 2016

Ao saber da sua soltura, Albert tinha essa mensagem para aqueles que o ajudaram a garantir sua liberdade:

Eu gostaria de agradecer a meu irmão, Michael, por estar comigo todos esses anos, e Robert King, que ficou na solitária, injustamente, quase 30 anos. Eu não teria sobrevivido sem os seus corajosos apoios, junto com a ajuda do meu querido amigo Herman Wallace, que faleceu em 2013.

Eu também gostaria de agradecer aos membros da International Coalition to Free the Angola 3, a Anistia Internacional e a Fundação Roddick, todos aqueles que me apoiaram durante essa longa luta. Finalmente, eu agradeço William Sothern, Rob McDuff e meus advogados, da Squire Patton Boggs e Sanford Heisler Kimpel, por nunca desistirem.

Embora eu estivesse procurando provar minha inocência em um novo julgamento, as preocupações com a minha saúde e minha idade fizeram com que eu resolvesse esse caso agora, e obtivesse minha soltura, sem apelos por acusações menores. Eu espero que os eventos de hoje venham a encerrar muitos casos semelhantes ao meu.

Eu levo hoje essas palavras comigo enquanto celebramos essa vitória.

Ao longo de quase cinco anos trabalhando no caso de Albert Woodfox na Anistia, eu ouvi muitas vezes que as possibilidades eram insuperáveis. Mas eu sempre soube que Albert Woodfox iria para casa.

Eu vi o poder incrível do nosso movimento quando trabalhamos juntos. Eu vi a coragem, a humildade e a determinação de tantos de vocês, que tiveram papéis pequenos ou grandes no caso para concretizar essa vitória histórica dos direitos humanos.

 

Eu vi a força inacreditável da Angola 3: Robert King, Herman Wallace e do próprio Albert Woodfox. Todos os três suportaram pesadelos, mas perseveraram com humor, dignidade e travando uma luta implacável contra a prática cruel, desumana e degradante do confinamento solitário prolongado nos EUA.

Pela primeira vez em mais de quatro décadas, Albert Woodfox pode andar lá fora e ver o céu.

 .

.

 

.

Jasmine Heiss

VER TODOS OS POSTS    
Imprimir

Mais Posts

6 de fevereiro de 2020 Anistia Internacional

Promova o debate sobre direitos humanos com nossos guias de educação

A Anistia Internacional preparou 4 guias para aqueles e aquelas que desejem promover atividades educativas baseadas em direitos humanos. São os cadernos didáticos da campanha Escreva por Direitos!

14 de novembro de 2019 Anistia Internacional Tags: , ,

A única saída possível: justiça para Marielle!

Diante de todas as notícias das últimas semanas, acredito que eu e você compartilhamos do mesmo sentimento: a sensação de angústia de estarmos dentro de um labirinto de notícias sobre o caso Marielle.

5 de novembro de 2019 Anistia Internacional Tags: , , ,

Povos indígenas e tradicionais da Amazônia

Para nós, povos indígenas da Amazônia, a floresta é nosso berço de origem e de civilização, e nossa condição de existência, física, cultural e espiritual.
Ver todos os posts
Resultados

Conheça alguns dos casos de sucesso que foram trabalhados pela Anistia Internacional.

Saiba mais