01 coisa sobre mim

Marcelle Decothé
Campagner Junior da Anistia Internacional

VER TODOS OS POSTS    

Todo mundo sabe que uma das minhas funções na Anistia Internacional é divulgar a campanha Jovem Negro Vivo em diversos espaços, levar a campanha e o debate sobre racismo, juventude e uma política de segurança pública que respeite os direitos humanos. Isso é sempre um desafio nessa sociedade conservadora em que vivemos.

MarcelleMuitos desses espaços que percorro são privilegiados, brancos e quase sempre acadêmicos. Falar de racismo pra quem estuda racismo e tem empatia com a causa da campanha é essencial, mas ter a oportunidade de ter um lugar de fala em um local que em sua própria essência representa todas as violações que lutamos pra combater na campanha é bem diferente.

No último sábado, dia 04/06, estive junto ao grupo de ativist@s da Baixada Fluminense no território do Complexo do Chapadão localizado na Pavuna, zona norte do Rio de Janeiro, para realizar uma ação de ativismo da nova campanha da Anistia Internacional “Rio 2016: A Violência Não Faz Parte Desse Jogo. Foi interessante observar a atenção da população local em ouvir sobre a campanha da Anistia, compartilhando da luta e da vontade de mudar a situação, sendo esses pequenos gestos o gatilho pra qualquer fôlego e força de vontade que resta para não desistirmos da luta por dias melhores pra nossa juventude preta periférica.

Eu, olhando nos olhos daqueles que podiam ser meus vizinhos, tios, próximos, os meus, meu povo, que sofre diariamente nessa cidade partida, respirei fundo e peguei o microfone. Não era só mais um debate ou roda de conversa, era o papo reto, o papo sério, o papo da sobrevivência, era o nóiz por nóiz.

Essa experiência no Chapadão me lembra muito uma frase de uma música do Emicida “jamais volte pra sua quebrada de mãos e mentes vazias”*, então pra acabar logo esse textão, acho que a coisa mais relevante que tenho para compartilhar sobre mim é que recentemente eu descobri que posso viajar, consultar, buscar conteúdo lá fora e apoio pra essa luta que deve ser de todos, mas minha missão e dever real é transformar aqui de dentro, e isso eu sinto que estou no caminho pra fazer.

‪#‎NósPorNós‬
‪#‎JovemNegroVivo‬

Assine o manifesto da campanha Jovem Negro Vivo

*Música “Levanta e Anda” – (Emicida part. Rael da Rima)

https://www.letras.mus.br/emicida/levanta-e-anda/

Marcelle Decothé
Campagner Junior da Anistia Internacional

VER TODOS OS POSTS    
Imprimir

Mais Posts

6 de fevereiro de 2020 Anistia Internacional

Promova o debate sobre direitos humanos com nossos guias de educação

A Anistia Internacional preparou 4 guias para aqueles e aquelas que desejem promover atividades educativas baseadas em direitos humanos. São os cadernos didáticos da campanha Escreva por Direitos!

14 de novembro de 2019 Anistia Internacional Tags: , ,

A única saída possível: justiça para Marielle!

Diante de todas as notícias das últimas semanas, acredito que eu e você compartilhamos do mesmo sentimento: a sensação de angústia de estarmos dentro de um labirinto de notícias sobre o caso Marielle.

5 de novembro de 2019 Anistia Internacional Tags: , , ,

Povos indígenas e tradicionais da Amazônia

Para nós, povos indígenas da Amazônia, a floresta é nosso berço de origem e de civilização, e nossa condição de existência, física, cultural e espiritual.
Ver todos os posts
Resultados

Conheça alguns dos casos de sucesso que foram trabalhados pela Anistia Internacional.

Saiba mais