Os países estão cada vez mais recorrendo à pena de morte em uma tentativa falha de combater crimes relacionados ao terrorismo. A Anistia Internacional lança hoje em um novo relatório antes do Dia Mundial contra a Pena de Morte.

Pelo menos 20 países condenaram pessoas à morte ou levaram a cabo execuções por crimes relacionados a terrorismo no ano passado: Argélia, Bahrein, Camarões, Chade, China, República Democrática do Congo, Egito, Índia, Irã, Iraque, Jordânia, Kuwait, Líbano, Paquistão , Arábia Saudita, Somália, Sudão, Tunísia, Emirados Árabes Unidos e EUA.

Embora o uso da pena de morte para estes crimes esteja muitas vezes envolta em segredo, nos últimos anos, a Anistia Internacional documentou um aumento notável na sua utilização.

“O aumento que estamos vendo no uso da pena de morte como uma resposta falha aos crimes relacionados a terrorismo revela um erro fundamental por parte das autoridades – não há nenhuma evidência de que a pena de morte dissuade o crime violento de forma mais eficaz do que outras punições. Ele está a cargo de fraqueza e da conveniência, e não da força.”James Lynch, Vice-Diretor do Programa de Questões Globais da Anistia Internacional.

Assine a petição exigindo que o Brasil ratifique do Tratado sobre o Comércio de Armas.

“Ataques violentos contra a população em geral causam sofrimento terrível às vítimas e suas famílias e nunca podem ser justificados. Os governos devem investigar e levar os responsáveis à justiça.” “Mas matar com o aval e a mando do Estado não vai combater as causas desses ataques violentos. Em vez disso, simplesmente se agrava a injustiça e o sofrimento e se impulsiona o ciclo de violência, sem trazer justiça para as vítimas.”

“A pena de morte é sempre uma violação dos direitos humanos. Mais de dois terços dos países do mundo têm escolhido para aboli-la em lei ou na prática. Todos os governos devem seguir o exemplo. ” A Anistia Internacional se opõe à pena de morte em todas as circunstâncias, independente do crime, a característica do indivíduo ou o método de execução. É um castigo, cruel, desumano e degradante.

Estatísticas sobre a Pena de Morte

· 140 países em todo o mundo – mais de dois terços – são abolicionistas na lei ou na prática;

· 103 países aboliram a pena de morte para todos os crimes; · 58 países mantêm a pena de morte na lei;

· 25 países levaram a cabo execuções em 2015;

· Os cinco países que mais executaram em 2015 foram China, Irã, Paquistão, Arábia Saudita e os EUA.

Saiba mais

Pena de Morte e execuções em 2015

Aumento chocante de sentenças de pena de morte no Iraque condena mais de 90 desde janeiro